Tanto a Lei de Bases como a Reforma do Sistema Educativo definem a escola como um espaço de aprendizagem inserida na sociedade, constituindo-se como uma comunidade educativa o que implica uma participação activa e efectiva dos Pais e Encarregados de Educação.Esta participação tem evoluído ao longo dos últimos vinte anos.
Na década de setenta, as Associações de Pais tinham sobretudo um carácter reivindicativo: estávamos na fase de lutar pelos direitos mais elementares como o direito à existência - enfim o poder ir à escola. Seguiu-se um segundo período em que se empreendeu uma luta pelo direito a ser ouvido, a participar na vida escolar.
Finalmente encetamos um terceiro período: o de estar na escola, com a escola e para a escola, isto é, os pais são parte integrante da comunidade educativa. Já não nos limitamos a colaborar na execução de algumas acções, pois AGORA PARTICIPAMOS na concepção, no planeamento e na execução das actividades. Nesta fase, temos tido algumas dificuldades que advêm da inexperiência tanto das Associações de Pais como do próprio corpo docente, estamos todos a iniciar um novo caminho, tendo por isso que compreender mutuamente os nossos receios, as nossas hesitações e até os nossos erros. Como dizia o poeta é caminhando que se faz caminho, também nós dizemos que é num espírito de abertura, de compreensão e de aceitação que todos - professores, pais, alunos, funcionários e outros elementos - construiremos a verdadeira comunidade educativa.
A Associação de Pais é a forma organizada dos Encarregados de Educação participarem no sistema educativo. Os seus órgãos sociais são constituídos por um grupo de 11 a 13 Encarregados de educação, eleitos em assembleia geral.
Através da AP aprende-se a conhecer melhor a vida da escola e o funcionamento do sistema educativo, permitindo assim que os Pais colaborem de forma construtiva na promoção de soluções que potenciem as possibilidades de sucesso dos seus filhos.
Na década de setenta, as Associações de Pais tinham sobretudo um carácter reivindicativo: estávamos na fase de lutar pelos direitos mais elementares como o direito à existência - enfim o poder ir à escola. Seguiu-se um segundo período em que se empreendeu uma luta pelo direito a ser ouvido, a participar na vida escolar.
Finalmente encetamos um terceiro período: o de estar na escola, com a escola e para a escola, isto é, os pais são parte integrante da comunidade educativa. Já não nos limitamos a colaborar na execução de algumas acções, pois AGORA PARTICIPAMOS na concepção, no planeamento e na execução das actividades. Nesta fase, temos tido algumas dificuldades que advêm da inexperiência tanto das Associações de Pais como do próprio corpo docente, estamos todos a iniciar um novo caminho, tendo por isso que compreender mutuamente os nossos receios, as nossas hesitações e até os nossos erros. Como dizia o poeta é caminhando que se faz caminho, também nós dizemos que é num espírito de abertura, de compreensão e de aceitação que todos - professores, pais, alunos, funcionários e outros elementos - construiremos a verdadeira comunidade educativa.
A Associação de Pais é a forma organizada dos Encarregados de Educação participarem no sistema educativo. Os seus órgãos sociais são constituídos por um grupo de 11 a 13 Encarregados de educação, eleitos em assembleia geral.
Através da AP aprende-se a conhecer melhor a vida da escola e o funcionamento do sistema educativo, permitindo assim que os Pais colaborem de forma construtiva na promoção de soluções que potenciem as possibilidades de sucesso dos seus filhos.