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Vez e Voz dos Pais

Atenção às necessidades educativas especiais

18/1/2015

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Associação de Pais e Encarregados de Educação 
da Escola Secundária Padre Alberto Neto – ESPAN - Queluz
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Olhemos nós Pais pelas nossas Crianças, pois os Adultos estão em Crise (especialmente de valores).

Ao projeto Vez e Voz dos Pais coube a vez de dar voz à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Padre Alberto Neto, à equipa liderada por Luis Garcez, inserida no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas. Congrega 10 escolas e 2 jardins de infância, num universo com mais de 4.300 alunos, sendo o 2º maior agrupamento de escolas em Portugal. Esta Associação faz 40 anos em 2014, sendo, assim, em Portugal, a mais antiga associação de pais de que há conhecimento.

Que atividades desenvolve a vossa associação?
A APESPAN desenvolve atividades nos mais diversos aspetos da vida escolar, envolvendo pais, alunos, professores e comunidade local. Concretamente, a APESPAN através do seu projeto PENSAR A ESCOLA, trabalha para:
Os alunos: Incentivando e apoiando o desporto escolar, o grupo de teatro e outros núcleos no seio da escola, seja com equipamentos, ou ajudas diversas. Na vertente social tenta apoiar alunos carenciados, através da oferta de livros escolares, aquisição de passes ou simplesmente com o pagamento das refeições na escola. De realçar os habituais concursos de Postais de Natal, de Fotografia e/ou outros, com prémios em vales FNAC. O concurso de fotografia deste ano, sob o tema “Portas, Portões e Portadas”, terá uma visibilidade maior e uma utilidade a divulgar em momento mais oportuno;
Os Pais: Com ações de formação e informação, como a receção aos pais no início do ano, formação parental e de segurança, acompanhamento e informação ao longo do ano;
Os professores: Organizando ciclos de conferências e Worshop’s sobre temas da atualidade e utilidade prática;
A Comunidade: Porque acreditamos que a comunidade local é parte importante, procurámos novos acordos e protocolos, nomeadamente com a Junta de Freguesia, ginásios, APDJ e bombeiros, procurando envolver novos parceiros, que tragam mais-valias aos nossos educandos, estudantes na nossa escola. 
Neste mandato a APESPAN tem um reforço direcionado para o apoio às famílias e educandos com Necessidades Educativas Especiais.

Quais as principais dificuldades e necessidades sentidas atualmente?
Torna-se cada vez mais difícil envolver os pais a participarem no processo educativo e escolar dos seus educandos, confrontados que estão com a inexistência de apoios, e a falta de instalações adequadas ao exercício do associativismo, entre outras.

Que perspetivas têm para o futuro?
Face à tentativa de destruição do associativismo parental de forma continuada, apenas conseguimos “ver” o futuro no dia-a-dia. A nossa maior batalha, é a de tentar dar respostas minimamente adequadas aos problemas que diariamente nos surgem.

Como veem o movimento associativo na perspetiva do agrupamento? Quais as soluções?

Após reflexão conjunta e ouvidas algumas associações de pais e encarregados de educação, consideramos que o Associativismo ao nível de agrupamento, no nosso caso, não faz qualquer sentido e poderia mesmo ser prejudicial.
Em primeiro lugar, porque a realidade nas 10 escolas é muito diferente entre si, não só cultural como socialmente. Em segundo lugar, porque as escolas envolvidas estão muito afastadas entre si, impossibilitando as deslocações. E por último, porque iria, por um lado, enfraquecer o MAP e por outro facilitar a sua manipulação.
O segredo para soluções aos problemas, passa por se conseguir um maior envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação, sobretudo ao nível do Associativismo – única forma de dar Voz aos Pais. Defendemos e exercemos, no entanto a comunicação entre as AP’s do agrupamento, entreajudando-nos e apoiando-nos mutuamente.

Conhecem a Fap-Sintra? Qual deveria ser o seu papel e atuação?
Sim, tenho o privilégio de conhecer a FAP-SINTRA e considero que o seu principal papel está consagrado nos seus estatutos. Considero ainda que, nesta fase, seria muito vantajoso que a Federação descesse às Associações de Pais, dando-se a conhecer melhor e demonstrando a evidência das vantagens da união federativa.
As AP’s precisam da FAP-SINTRA. Só que algumas ainda o não sabem, por andarem desorientadas e meio perdidas.

Que gostariam de abordar que não tenha sido perguntado?
O Movimento Associativo de Pais tem de ser repensado e o enfraquecimento social e formativo deixa uma porta aberta a projetos que só o MAP tem credenciais para desenvolver. A fome nas Escolas, as famílias carenciadas, a degradação social (desemprego, entre outros fatores), a integração de crianças com NEE’s, a falta de Clubes que ocupem e desenvolvam valores nos nossos educandos, etc.
Quando os pais se envolvem na vida escolar, os jovens são os primeiros a beneficiar. Apoiamos e participamos na escola para uma procura de melhorar o sucesso dos nossos educandos.
Por fim e muito importante, fazia o seguinte apelo:
“Olhemos nós Pais pelas nossas Crianças, pois os Adultos estão em Crise (especialmente de valores)”.
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    A Vez e Voz dos Pais – uma iniciativa da FAP-Sintra - iniciou em finais de 2013 um périplo pelo concelho e pelo Movimento Associativo de Pais cuja voz nem sempre se faz ouvir ou é conhecida pelos demais. Porque é importante conhecermo-nos para melhor nos apoiarmos mutuamente. Todos juntos, temos mais força!

    ENTREVIStas

    Todos
    = APEEESMM E.S. Mem Martins
    = APESPAN E.S. Padre Alberto Neto
    = EB1 E JI Fitares
    = EB1/JI Abrunheira
    = EB1/JI Eduardo Luna De Carvalho (Castelinho)
    = EB1/JI Serra Das Minas 2
    = EB1 Nº 1 Cacém
    = EB 2/3 D. Pedro IV


    O Movimento Associativo de Pais (MAP) no concelho de Sintra é constituído por 97 Associações de Pais e Encarregados de Educação.

    É um movimento que existe há dezenas de anos (culminando com a constituição da Fap-Sintra em 1993), que tem sobrevivido com muitos constrangimentos. A situação atual do País traz desafios acrescidos à Educação no geral e ao MAP em particular que exigem uma ação proativa de todos os intervenientes que compõem a comunidade educativa do concelho e da qual o MAP faz parte.

    Mas as possíveis soluções para os problemas que o MAP atravessa e o desenvolvimento de melhores práticas só poderão surgir após um diagnóstico correto e conhecimento deste Movimento.

    A inexperiência das Associações de Pais na utilização do poder que agora detêm nas escolas tem-se manifestado sob duas formas, a saber: o excesso - quando os pais se sentem donos da escola e pretendem invadir áreas que são da exclusiva competência dos docentes; e o defeito - quando os pais se sentem retraídos, deixando de exercer as suas competências, em detrimento de outros grupos mais informados. No primeiro caso gera-se um conflito com os docentes e, no segundo, uma forte desmotivação dos pais que pode levar mesmo à não participação.

    Apesar de nos encontrarmos há algum tempo no processo de parceria na gestão das escolas, com todos os constrangimentos daí inerentes, financeiros e não só, neste caminho para uma efetiva aprendizagem na gestão da educação dos nossos filhos, pensamos que a participação ativa dos pais na vida escolar e na própria vida das escolas é fundamental para a qualidade educativa de todos.


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    Janeiro 2015


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«A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida»
John Dewey
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Federação das Associações de Pais do Concelho de Sintra, 2015
Declaração de UTILIDADE PÚBLICA, despacho 7114/2014 (13.05.2014)