Associação de Pais e Encarregados de Educação ![]() Assume a organização de uma campanha de recolha e entrega de papel para a campanha do Banco Alimentar “ Papel por Alimentos”, que tem tido uma extraordinária participação e envolvência da comunidade escolar. Em Fevereiro, ao projeto Vez e Voz dos Pais coube a vez de dar voz à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Men-Martins, à equipa liderada por Carlos Silva, inserida no Agrupamento de Escolas de Men-Martins. Congrega 4 escolas sendo 2 do ensino básico. Esta Associação foi criada em 1988. Que atividades desenvolve a vossa associação? Tem ATL e quem o dirige e porquê? A nossa associação não tem ATL por estar inserida numa escola secundária. A APEEESMM participa em algumas atividades promovidas pela Escola, tal como o fez na organização da festa de encerramento do ano letivo, que teve uma grande receptividade por parte dos alunos, professores e direcção da escola. Assume a organização de uma campanha de recolha e entrega de papel para a campanha do Banco Alimentar “ Papel por Alimentos”, que tem tido uma extraordinária participação e envolvência da comunidade escolar. Quais as principais dificuldades e necessidades sentidas atualmente? Uma das maiores dificuldades com que esta Associação de Pais se depara, é com o crescente e contínuo afastamento dos pais da comunidade escolar. Está a tornar-se cada vez mais difícil chegar aos pais, uma vez que é cada vez maior o seu afastamento da vida escolar. Sentimos que é urgente reforçar a relação Família/Escola/Professores e dar-lhe um novo sentido. Que perspetivas têm para o futuro? Não são as melhores, quer em termos de escola quer em termos de envolvimento dos pais com a Associação e a Escola. Como veem o movimento associativo na perspetiva do agrupamento? Quais as soluções? Esperamos que seja uma mais-valia, que possamos desenvolver entre todos e trocar opiniões, conhecimento, experiências, etc., por forma a conseguirmos envolver, unindo as famílias com a comunidade escolar. Conhecem a Fap-Sintra? Qual deveria ser o seu papel e atuação? Conhecemos a FAP Sintra, temos um elemento que representa a nossa Associação sempre que há reuniões, pelo que estamos sempre representados e a par das suas atividades. Que gostariam de abordar que não tenha sido perguntado? Temos que dizer que gostámos e apoiamos a iniciativa de fomentar um contacto mais direto e presente e gostaríamos que a mesma se repetisse mais vezes.
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
A Vez e Voz dos Pais – uma iniciativa da FAP-Sintra - iniciou em finais de 2013 um périplo pelo concelho e pelo Movimento Associativo de Pais cuja voz nem sempre se faz ouvir ou é conhecida pelos demais. Porque é importante conhecermo-nos para melhor nos apoiarmos mutuamente. Todos juntos, temos mais força!
ENTREVIStas
Todos
O Movimento Associativo de Pais (MAP) no concelho de Sintra é constituído por 97 Associações de Pais e Encarregados de Educação. ARQUIVO |