Sintra-se

  • HOME
  • Projetos FAP
    • WORKSHOPS
    • Galeria Fotos
    • Inscrição Formação
  • MAP
    • Parceiros na Escola >
      • Quem Somos >
        • Órgãos Sociais
        • Regulamento interno
        • Estatutos da FAP-Sintra >
          • Leis das Associações de Pais
        • Nossas associadas
      • Realizações Escola
    • Vez e Voz dos pais
    • AECs >
      • Inscrições
      • Legislação
      • Formação
    • Legislação útil
    • FORUM ASSOCIAÇÔES
  • PERGUNTAS Frequentes
  • FAP Associações
    • Realizações
  • Contactos
  • HOME
  • Projetos FAP
    • WORKSHOPS
    • Galeria Fotos
    • Inscrição Formação
  • MAP
    • Parceiros na Escola >
      • Quem Somos >
        • Órgãos Sociais
        • Regulamento interno
        • Estatutos da FAP-Sintra >
          • Leis das Associações de Pais
        • Nossas associadas
      • Realizações Escola
    • Vez e Voz dos pais
    • AECs >
      • Inscrições
      • Legislação
      • Formação
    • Legislação útil
    • FORUM ASSOCIAÇÔES
  • PERGUNTAS Frequentes
  • FAP Associações
    • Realizações
  • Contactos

PARCEIROS NA ESCOLA

formação em cerâmica e pintura de azulejos

18/2/2018

0 Comentários

 

Esta ação pressupõe a formação dos Técnicos de CAF e ATL para lhes conferir competências pedagógicas e artísticas, bem como às Auxiliares de ação educativa e professores de unidades de ensino estruturado.

Imagem
0 Comentários

aconteceu nas férias de dezembro

18/2/2018

0 Comentários

 
Imagem
0 Comentários

formação em Filosofia para Crianças

21/9/2017

0 Comentários

 



Esta ação pressupõe a formação dos Técnicos de CAF e ATL para lhes conferir as competências de trabalhar "Filosofia com Crianças".

Em educação não ensinamos apenas aquilo a que nos dedicamos a ensinar. Ensinamos indiretamente inúmeras outras coisas.
Este programa oferece uma metodologia com a qual se aprende a ouvir os outros, a praticar a contínua aprendizagem de verbalizar o pensamento ao promover modos de ultrapassar confusões e ambiguidades, onde se favorece a expressão das convicções dos participantes, oferecendo um espaço para descobrir o prazer de brincar com ideias e conceitos.
Uma forma de pensar uns com os outros.

Inscreva-se e venha participar por forma a trabalhar com as nossas crianças num conceito de ensino reflexivo.

Imagem

inscreva-se através em: direcao.fapsintra@gmail.com

0 Comentários

Programa 3Cs nas Escolas

29/4/2017

0 Comentários

 

confirmar - comunicar - comprimir

Projeto "salva uma vida" a desenvolver uma ação formativa acreditada visando essencialmente os professores que dissiminarão pelos alunos, os leigos envolvidos na técnica de reanimação
Imagem
No passado dia 27 de Abril, foi dado um passo fundamental para a implementação do Programa "salva uma vida" nas escolas do concelho de Sintra.
A cerimónia decorreu na Escola Leal da Câmara, onde marcámos presença, nesta etapa inicial para formar professores que multiplicarão pelos alunos o número de leigos que garantirão o suporte fundamental básico de vida.
Esta é, antes de mais, uma iniciativa que realça a convergência entre o município, escolas e ministério da educação, para o bem-estar dos cidadãos.

Os agrupamentos de escolas onde irá iniciar-se esta ação são: Queluz-Belas, Lapiás, Monte da Lua, Ruy Belo, Visconde Juromenha, Mira Sintra, Ferreira Dias, Leal da Câmara, Ferreira de Castro, Escultor Francisco dos Santos,...
3cs.pdf
File Size: 863 kb
File Type: pdf
Baixar o arquivo

0 Comentários

MUSICOTERAPIA

20/10/2016

1 Comentário

 
A FAP-Sintra, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, vai apostar na Musicoterapia como meio de intervenção nas salas de ensino estruturado, unidades de multideficiência e unidades para alunos com espetro do autismo. Além dos benefícios da musicoterapia junto destas crianças e jovens, o projeto visa a sua inclusão na comunidade educativa, contemplando a integração e envolvimento dos técnicos e professores, bem como naturalmente, dos pais numa lógica de intervenção holística e integrada.
Imagem
1 Comentário

DEBATER EDUCAÇÃO

16/10/2016

0 Comentários

 
Numa sociedade aberta e inclusiva, não deverá a escola ser o espaço onde se encontra toda a cidadania, onde se debatem todos os problemas, onde a hierarquia do ensino corresponde mais à hierarquia da própria vida do que a currículos formatados para distanciar o que se aprende do que se vive?
Não nos faz isso entender o que é a integração da escola com o país, com a sociedade?
É que não há um mundo chamado escola e outro chamado vida real. Há apenas vida real.
Imagem
vídeo 1  -  educação.doc
vídeo 2   -  diretor de harmonia
vídeo 3  -  eu acredito
vídeo 4  -  linha na Pipa
vídeo 5  -  escola do Futuro
0 Comentários

sessões de YOGA com professores

3/10/2016

0 Comentários

 
desafio lançado pelos professores da escola básica nº1 do Cacém a que resolvemos dar a mão...
Imagem
0 Comentários

YOGA nas unidades de ensino estruturado e multideficiência

3/10/2016

0 Comentários

 
Tem início no próximo dia 4 de Outubro, nas salas de ensino estruturado e multideficiência do agrupamento de escolas Dª Maria II (Gama Barros-Cacém), o projeto conheSermos que visa viver a inclusão na comunidade educativa. Esta realidade só é possível devido ao empenho da direção do agrupamento e à parceria estabelecida com a FAP-Sintra.
O projeto pretende integrar crianças e jovens destas unidades, professores, técnicos e assistentes operacionais fora da intervenção terapêutica e envolver as famílias naquilo que entendemos constituir o reforço das valências da parentalidade através do conheSer e da partilha entre pares.
0 Comentários

Yoga na prática das Atividades de Enriquecimento Curricular

25/9/2016

0 Comentários

 
Crescer criança com tempo ...

"As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."     -    Antoine de Saint-Exupéry
Imagem
0 Comentários

Educar corações nos 5.º anos na Gama Barros

24/9/2016

0 Comentários

 
O FACTOR X é um programa de enriquecimento de competências pessoais e sociais desenvolvido pela QUERO-TE MUITO, numa parceria sadia com a FAP-Sintra e a desenvolver nas escolas, que pretende aumentar a confiança, auto-estima, capacidade de resposta perante situações de stress, treinar e promover um auto-controlo saudável e positivo e aumentar os níveis de bem-estar e satisfação das crianças e jovens que nele participam.
Imagem

Está dividido em 4 ateliers com a duração de 160 minutos com intervalo de 15 minutos.
 
• # (autoconhecimento)
• # (autoestima)
• # (gestão de emoções)
• # (resolução de problemas)

sinopse de ATELIERS

# AUTOCONHECIMENTO

Para crescerem SEGUROS e CONFIANTES é fundamental que as crianças e adolescente se conheçam bem.

# AUTOESTIMA

É um atelier onde queremos fortalecer a CONFIANÇA e VALORIZAÇÃO pessoal das nossas crianças e adolescentes, reforçando aquilo que eles têm de único e especial.

# GESTÃO DE EMOÇÕES

Uma VIDA EMOCIONAL SAUDÁVEL passa pela capacidade de sermos uns "boss" na gestão das nossas
emoções. E isso passa por conhecê-las, dar-lhes nomes, identificá-las quando surgem dentro de nós e expressá-las com as palavras e com o corpo.

# RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Todos os dias, na escola, em casa, na vida em comunidade, as nossas crianças e adolescentes deparam-se com “problemas”.

0 Comentários
<<Anterior

    FAP-Sintra

    Espaço reservado a divulgar o que se vai fazendo nas parcerias que consolidamos com os agrupamentos de escola do concelho.

    Arquivos

    Fevereiro 2018
    Setembro 2017
    Abril 2017
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Junho 2016
    Dezembro 2015
    Junho 2015

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Imagem

«A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida»
John Dewey
Parceiros

Imagem
Imagem
        

Federação das Associações de Pais do Concelho de Sintra, 2015
Declaração de UTILIDADE PÚBLICA, despacho 7114/2014 (13.05.2014)