Sintra-se

  • HOME
  • Projetos FAP
    • WORKSHOPS
    • Galeria Fotos
    • Inscrição Formação
  • MAP
    • Parceiros na Escola >
      • Quem Somos >
        • Órgãos Sociais
        • Regulamento interno
        • Estatutos da FAP-Sintra >
          • Leis das Associações de Pais
        • Nossas associadas
      • Realizações Escola
    • Vez e Voz dos pais
    • AECs >
      • Inscrições
      • Legislação
      • Formação
    • Legislação útil
    • FORUM ASSOCIAÇÔES
  • PERGUNTAS Frequentes
  • FAP Associações
    • Realizações
  • Contactos
  • HOME
  • Projetos FAP
    • WORKSHOPS
    • Galeria Fotos
    • Inscrição Formação
  • MAP
    • Parceiros na Escola >
      • Quem Somos >
        • Órgãos Sociais
        • Regulamento interno
        • Estatutos da FAP-Sintra >
          • Leis das Associações de Pais
        • Nossas associadas
      • Realizações Escola
    • Vez e Voz dos pais
    • AECs >
      • Inscrições
      • Legislação
      • Formação
    • Legislação útil
    • FORUM ASSOCIAÇÔES
  • PERGUNTAS Frequentes
  • FAP Associações
    • Realizações
  • Contactos



artigos  família

REFLEXÕES sobre EDUCAÇÃO

31/10/2016

0 Comments

 
Os professores sofrem a falta de respeito, a arrogância e o desprezo, mas os adolescentes veem nas ordens, nas marcas de irritação, de exasperação e nas punições recebidas a falta de respeito, o desprezo e a humilhação. Estes dois universos por vezes chegam a desprezar-se.
Imagem
A reforma da educação, com múltiplos aspetos, é inseparável da reforma do pensamento.
Apenas espíritos reformados poderiam reformar o sistema educativo, mas apenas um sistema educativo reformado poderia formar espíritos reformados. Quem educará os educadores?
O prestígio dos professores diminuiu na sociedade e, em muitos, a missão dissolveu-se na profissão. O fechamento dos professores do ensino secundário na sua soberania disciplinar fê-los ignorar as necessidades de um saber inter ou transdisciplinares.
A educação primária e, sobretudo a secundária, foi um poderoso motor de integração para os filhos dos imigrados. Ora, o ensino atual preenche muito menos esta missão quanto uma parte desta adolescência filha de imigrantes, marginalizada, sentindo-se rejeitada, rejeita o que a rejeita e, através disso mesmo, rejeita o que poderia integrar na identidade portuguesa. Veja-se como são atirados maioritariamente para o “ensino” vocacional.
Até há pouco tempo sempre houve, na escola, coexistência entre dois universos que se ignoravam profundamente um ao outro, o dos professores e o dos alunos. Atualmente a incompreensão cresce ainda mais pois uma parte dos adolescentes chega ao secundário sem um “Superego” que os faria respeitar uma autoridade adulta. Os professores sofrem a falta de respeito, a arrogância e o desprezo, mas os adolescentes veem nas ordens, nas marcas de irritação, de exasperação e nas punições recebidas a falta de respeito, o desprezo e a humilhação. Estes dois universos por vezes chegam a desprezar-se.
A situação poderia ser reformada, não apenas através da reforma dos conteúdos do ensino, da restauração da missão docente, da introdução da reflexividade na formação, tanto dos professores como dos alunos, mas através de uma reforma social que introduziria a solidariedade com as populações desfavorecidas, reduziria as desigualdades, iniciaria uma nova política da cidade como é o caso do “território educador”.
0 Comments



Leave a Reply.

    Imagem

    Formação eFamília
    Galeria      eFamilia

    A ler

    Arquivos

    Junho 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015


    Feed RSS

Imagem

«A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida»
John Dewey
Parceiros

Imagem
Imagem
        

Federação das Associações de Pais do Concelho de Sintra, 2015
Declaração de UTILIDADE PÚBLICA, despacho 7114/2014 (13.05.2014)